Pesquisar neste blogue

17 dezembro, 2017

Princípios e dignidade



 “Os princípios mais importantes podem e devem ser inflexíveis”.
Abraham Lincoln, 16º Presidente dos Estados Unidos (1809 – 1865)

A história demonstra que existem sempre pessoas autênticas e dignas, que preferem morrer a abdicar dos seus princípios. São os acontecimentos da vida que nos moldam, mas são as nossas escolhas que nos definem. Sê fiel a ti mesmo, à tua verdade, à tua aceitação, à tua gratidão, ao teu amor e à tua responsabilidade.

Por falar em princípios e em dignidade, imagina o que terão pensado os romanos quando viam que os cristãos preferiam enfrentar leões, no Coliseu de Roma, do que renegar a sua fé...

Consta que de todos os génios da pintura, Van Gogh terá sido sempre o mais criticado. Apesar disso, duas das suas obras intemporais estão ainda hoje entre as dez mais caras do mundo. Este pintor holandês viveu uma vida marcada por fracassos e críticas violentas que o levaram à insanidade e ao suicídio. Diz a história que ele pedia aos amigos para levarem, gratuitamente, as suas telas para as casas deles e para as pendurarem nas paredes.

Cansado de ser enxovalhado, convidou os três grandes gurus da crítica da sua pacata cidade, para passarem em casa dele numa tarde de sábado, de modo a que eles demonstrassem como se pintava. Arranjou três grandes telas novas. Para além disso, seleccionou todas as suas tintas e pincéis de diferentes texturas e dimensões para que os gurus pudessem utilizá‐las. Vincent Van Gogh esperou... Esperou humildemente... Esperou curioso e com sede de melhorar a sua arte... Esperou com o sincero desejo de aprender com os outros... Esperou... Mas ninguém apareceu.

in Bestseller  “Acredita em Ti”
Eduardo Ramadas da Silva

Sem comentários: